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Acompanhe a Jornada de uma Loja Virtual para os R$100.000 de Vendas por Mês

Acompanhe a Jornada de uma Loja Virtual para os R$100.000 de Vendas por Mês
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Desde os “agora sim!” até os “agora lascou…”, estamos compartilhando tudo da jornada por um faturamento de R$100.000,00 de vendas por mês na nossa loja virtual.

Você poderá copiar o que deu certo e evitar o que deu errado!

O início

Minhas últimas 2 empresas eram negócios somente físicos. Vender fisicamente é algo que eu sempre fiz bem: apresentar um produto, mostrar os benefícios de uma maneira clara e fechar uma venda, mesmo sendo um produto mais caro que os demais.

Mas após a abertura da nossa loja virtual em junho de 2014, descobri que vender pela internet é algo totalmente diferente. Você não tem 15 minutos de contato com o cliente para conversar.

Na verdade você tem apenas uns 45 segundos para mostrar para o ele várias coisas: que a loja virtual é confiável, que o produto vai chegar, que ele terá um suporte caso precise, que o preço é bom, que o frete será rápido, etc. Depois desse tempo ele já estará em outra aba do navegador…

Descobri que por várias vezes a loja virtual acaba sendo muito mais analisada que o produto em si.

Tivemos que estudar, trabalhar muito e realizar vários testes para as vendas virtuais decolarem no início.

Nossa nova meta para daqui 18 meses é ter um faturamento médio de 100 mil reais por mês por 6 meses seguidos, e não apenas em campanhas ou épocas de Black Friday.

decidimos tornar isso público, todas ações que fizemos e iremos fazer, assim como nossa meta, para que todos possam acompanhar (e copiar se quiserem).

Você está tendo que ralar para crescer sua loja virtual?

Esta será uma série que eu gostaria de ter lido antes de iniciar minha loja virtual.

Iremos cobrir todas as lições que aprendemos com os nossos testes, nossos sucessos e falhas, sempre mostrando os números reais. Tudo que aplicamos no campo de design, marketing, promoções, SEO, growth hacking, contratações, meios de pagamento, softwares para auxílio, suporte ao consumidor, e muito mais.

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A ideia de fazer isso veio após conhecer um projeto parecido da empresa Groove HQ, que desenvolveu um software de Helpdesk. Eles estão contando tudo na jornada deles, em busca de uma meta, e mostrando todos os números e ações feitas. Eu achei a ideia fantástica, e isso me motivou a fazer o mesmo. Inclusive esse primeiro post é totalmente baseado no post deles, quando inciaram o projeto em 2013.

Por que R$100.000,00 de vendas por mês?

Há algum tempo eu aprendi a importância de se ter metas numa empresa. E ao escrevermos essa meta e publicarmos ela para o mundo, o nosso compromisso fica maior. Isso nos dá mais garra para alcançá-la.

“Você não pode ser paralisado pelo medo do fracasso ou você nunca vai avançar” — Arnold Schwarzenegger

E uma meta de alto valor nos ajuda a saber se estamos na direção certa! Cem mil reais por mês não é apenas uma medida pelo dinheiro em si. E mais ainda uma métrica que indica se estamos tendo sucesso e aprovação dos clientes.

O cliente não se importa com quanto você faz de dinheiro, ele se importa se o produto dele foi enviado rapidamente, se foi bem embalado, se o atendimento foi rápido e eficaz quando ele precisou, etc.

Sabendo que hoje um mesmo produto é vendido em pelos menos 10 sites diferentes, o melhor jeito de vender é entregar mais valor para o cliente.

Quando batermos a meta e ela se mantiver estável por 6 meses seguidos, com os consumidores voltando, teremos o maior indício de que estamos fazendo um bom trabalho e atendendo bem aos nossos clientes.

Onde nossa jornada começa

Você não tem que ver toda a escada. Basta dar o primeiro passo.” — Martin Luther King

A nossa loja chama-se Ludoteca BGC, e vendemos boardgames (jogos de tabuleiro modernos) e acessórios. Abrimos uma pequena loja física em dezembro de 2014 e juntamente iniciamos a loja virtual.

Nos primeiros 3 meses da loja virtual vendiamos apenas entre 40 a 200 reais. No quarto mês vendemo 600 reais. No quinto mês vendemos 1000 reais.

E então começamos a estudar o que era necessário para crescer uma loja virtual. E após 12 meses de abertura, em dezembro de 2015, batemos a primeira venda superior a 10 mil reais.

Abaixo você pode ver o gráfico de vendas dos últimos 12 meses:

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Em junho e Setembro tivemos duas campanhas com lançamentos de jogos, por isso houve um pico de vendas fora do normal. Mas a média de vendas é de 32 mil reais por mês.

De cada 100 visitantes que entram no site, 2 fecham uma compra.

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Em média metade das vendas são feitas a pessoas que já compraram conosco no passado, e a outra metade a clientes novos.

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O ticket médio da nossa loja virtual começou bem baixo e foi crescendo, e temos feito algumas ações bacanas para aumentá-lo. Uma dela é enviar cupons de crédito que servem apenas para compras com valor acima do ticket médio. Exemplo: cupom de 15 reais de crédito para compras acima de 199 reais.

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O que você vai aprender acompanhando as publicações do Viver de Loja Virtual

Começando no post da semana que vem, nós vamos escrever:

  1. Exatamente tudo o que fizemos, desde que inauguramos há dois anos atrás, saindo do zero para R$32.000,00 em vendas médias por mês
  2. Todas as ações que estão sendo feitas semana a semana a partir de hoje, na jornada por R$100.000,00 mensal

Falaremos com detalhes dos erros cometidos, ações que deram certo, investimentos mal feitos e bem feitos, testes que rodamos, etc.

Se você se beneficiar de uma fração disso, já estarei feliz.

Para não perder nenhum dos textos, basta seguir a nossa publicadora “Viver de Loja Virtual” clicando no botão “follow” abaixo ou assinar a nossa newsletter aqui se preferir receber no email.

E agora?

Você está desenvolvendo a sua loja virtual ? Montamos um checklist de 8 páginas baseado nas nossas ações com os passos para lojas iniciantes e que estejam buscando crescer.

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