Agência Kascavel

Há mais de 10 anos ajudamos empresas a alcançar seus objetivos financeiros e de marca. Onum é uma agência de SEO voltada para valores e dedicada.

CONTATO
Agency Divulgação

Os 10 cursos online mais úteis que são gratuitos

71 / 100

Tenho tendência a preferir cursos a livros. Embora os melhores livros definitivamente superem os cursos medíocres, há alguns motivos pelos quais um ótimo curso online pode deixar uma impressão duradoura.

Para começar, os cursos tendem a ensinar tópicos básicos. A maioria dos livros tenta ser original. Mas muito do que vale a pena saber é, na verdade, bastante antigo .

Os cursos tendem a ser mais equilibrados. Um professor ensinando um curso básico tentará explicar a maioria dos principais pontos de vista. No entanto, um livro popular escrito pelo mesmo professor pode ser completamente unilateral, pois eles tentam defender seus pontos de vista da forma mais forte. Obras polêmicas podem ser úteis, mas podem ser enganosas se você confundir uma questão controversa com um caso aberto e encerrado.

Eu também gosto de assistir aos cursos. Ler é bom. Mas também estão ouvindo e assistindo. Se você fizer todos os três, provavelmente aprenderá mais do que se apenas se limitar ao texto.

Aqui estão minhas escolhas para os melhores cursos online gratuitos para assistir.

1. Justiça – Michael Sandel (Harvard)

Honestamente, este curso vale a pena assistir apenas para testemunhar um dos melhores professores de todos os tempos. Sandel ensina filosofia moral, nem sempre conhecida por ser o tema mais envolvente. No entanto, as palestras são atraentes, à medida que os alunos debatem exemplos do mundo real que ilustram os princípios filosóficos.

O que mais me impressiona é a capacidade de Sandel de ensinar pontos esotéricos por meio do diálogo socrático com seus alunos, usando suas próprias reações para ilustrar os princípios filosóficos que deseja ensinar. Há um motivo pelo qual essa classe é uma das mais populares de Harvard entre os calouros. Agora você não precisa estudar em Harvard para fazer isso.

2. Física – Walter Lewin (MIT)

As palestras de física de Walter Lewin (clássica e eletromagnetismo) foram as que acompanhei durante o Desafio MIT . São algumas das melhores aulas que já fiz online. Lewin consegue explicar conceitos profundos sobre como o mundo funciona por meio de experimentos emocionantes. Ele também é muito bom em desenhar linhas pontilhadas .

Infelizmente, houve um pequeno escândalo na plataforma aberta do MIT que resultou na remoção do MIT de qualquer afiliação com Lewin para o curso. Assim, as palestras são mais difíceis de encontrar online do que costumavam ser. Mas como nada é realmente removido da internet, acho que ainda vale a pena assistir se você quiser aprender física.

3. Aprendendo como aprender – Terrence Sejnowski e Barbara Oakley (UCSD)

0*5ZZiwChZvn3QN0Dj

curso mais popular do Coursera , este também é ministrado por minha amiga, Barbara Oakley. O curso é envolvente e fácil de seguir, usando neurociência e psicologia para ilustrar os princípios para estudar melhor.

Eu tenho que admitir, quando este curso foi lançado, eu estava um pouco nervoso, pois minha renda depende muito do meu próprio curso de aprendizagem pago . Mas, desde então, comecei a apreciar que aprender melhor é um assunto bastante amplo, então sempre haverá mais para ensinar (e aprender). No entanto, recomendo este curso como um recurso útil!

4. Aprendizado de máquina – Andrew Ng (Stanford)

Este curso deu início à explosão do MOOC, com Ng deixando seu cargo de professor em Stanford para lançar o Coursera. Este curso passou por várias iterações, primeiro como palestras gravadas de uma aula real de Stanford, depois como um MOOC simplificado e agora como uma plataforma educacional de aprendizado de máquina completa .

Criei um link para a aula original de Stanford, pois prefiro incorporar o YouTube. A versão do Coursera também não está clara se é realmente gratuita ou se há uma pequena taxa. No entanto, você pode preferir a versão MOOC aqui, pois é mais recente.

5. Mecânica Quântica – Richard Feynman

Richard Feynman é meu herói intelectual de todos os tempos. Ele faz um trabalho brilhante aqui ao explicar a mecânica quântica – sem usar qualquer matemática. Eu teria pensado que era impossível, mas de alguma forma Feynman consegue fazer isso. (E descalço, nada menos!).

Embora eu tenha gostado muito das aulas de física quântica do MIT de Allan Adams , os requisitos de matemática são bastante elevados. A quantidade de pessoas que possuem os requisitos de matemática e física, mas de alguma forma não estudaram mecânica quântica em sua graduação, pode ser bastante limitada, então eu não a incluí aqui. (Dito isso, a primeira aula da aula é livre de matemática e muito bem feita, então eu a recomendo, mesmo se você não souber cálculo.)

6. Neurociência Médica – Leonard White (Duke)

0*amil4IEEE zKPkmR

Este curso é o melhor que encontrei em neurociência. White dá um passo a passo detalhado de como o cérebro funciona. Ele até mostra tecido cerebral humano real na câmera, junto com copiosos diagramas e slides.

O curso é difícil, especialmente se você quiser passar nos exames. Eu até fiz flashcards para ele enquanto estava estudando para manter toda a anatomia correta. Dito isso, se você apenas quisesse fazer uma auditoria na aula, acho que ainda aprenderia muito sobre como o cérebro funciona.

7. Química Orgânica – Michael McBride (Yale)

Este foi um curso que acabei de assistir recentemente, depois que um leitor o sugeriu para meu esforço em aprender mais biologia .

Achei o curso muito envolvente, principalmente no primeiro semestre. Embora a química orgânica seja frequentemente um daqueles cursos temidos para memorização e complexidade, McBride consegue transmitir as ideias fundamentais através das lentes da descoberta científica.

Um tempo considerável é gasto mostrando como certas idéias em química foram descobertas, começando com Lavoisier, a Wöhler e Kekulé. Gosto de aulas de ciências que mostram como conseguimos descobrir as coisas, em vez de encorajá-lo a simplesmente aceitar isso como verdade só porque o professor disse isso.

8. Imunologia – Alma Novotny (arroz)

0*ldC GNuda2Ri4PTa

Uma série de cursos de quatro partes sobre o sistema imunológico , coincidentemente comecei a fazer este pouco antes do início da pandemia do coronavírus.

O sistema imunológico é muito mais interessante do que eu imaginava antes de fazer este curso. Como seu corpo pode desenvolver células que podem reconhecer e remover patógenos completamente novos, sem danificar nenhum de seus próprios tecidos? Como você se defende contra vírus que sequestram as células do seu corpo ou bactérias que se replicam rapidamente e evoluem em torno de suas defesas? Por que temos alergias ou sofremos de doenças auto-imunes?

Este curso constrói uma ótima base para esses tópicos. As lindas ilustrações de várias células do sistema imunológico também são uma vantagem, como alguém que gosta de comunicar ideias visualmente pode apreciar.

9. História Mundial – John Green (Curso intensivo)

Lindamente animado e com um roteiro bem definido, este é um curso desenvolvido especificamente para o público do YouTube. Eu gostei muito deste curso quando ele foi lançado, dando uma boa visão geral de muitos eventos históricos diferentes.

O Crash Course agora tem muitos cursos sobre diferentes tópicos , então eles são um ótimo recurso se você preferir este estilo em vez de aulas de quadro-negro ou PowerPoint.

10. Microeconomia – Tyler Cowen e Alex Tabbarock (MRU)

Economia é provavelmente o assunto que mais uso no meu pensamento diário. Se você está interessado em aprender modelos mentais pelos quais ver a realidade, a economia é um bom lugar para começar.

Cowen e Tabbarock escrevem o popular blog de economia Marginal Revolution e ensinam na George Mason University. Sua incursão na educação online produziu alguns cursos em vídeo verdadeiramente estelares. Seus cursos micro e macro são muito bons e eles conseguem transmitir ideias complicadas sobre a economia sem cair na abstração.

Menções Honrosas

Percebi, depois de criar essa lista, quantos cursos bons eu fiz que não cabiam. Portanto, aqui está uma pequena lista de algumas menções honrosas:

  • Nonlinear Dynamics and Chaos de Steven Strogatz – A matemática por trás do Efeito Borboleta e por que a realidade pode ser inerentemente imprevisível.
  • Biologia de Sistemas de Uri Alon – Mecanismo fascinante das células humanas, desde a regulação gênica até o motivo pelo qual temos diabetes Tipo II.
  • Programming Paradigms de Jerry Cain – Um dos meus primeiros cursos online. Parte do ímpeto para realizar o Desafio MIT.
  • Intro Biology por Eric Lander – Ótimas palestras sobre biologia, especialmente aquelas ministradas por Lander. O único incômodo é que este curso é costurado a partir de vários segmentos, em vez de aulas completas. No entanto, as seções sobre genética são muito bem feitas.
  • Poker Theory and Analytics de Kevin Desmond – Aula divertida sobre a matemática por trás das apostas no pôquer. Eu peguei isso quando estava trabalhando em um projeto de programação de pôquer.
  • Being and Time de Hubert Dreyfus – Dreyfus tem uma tonelada de cursos somente em áudio sobre filósofos continentais. O seu em Heidegger é o melhor.

Quais são seus cursos online favoritos que você fez? Há algum grande que eu perdi? Compartilhe suas sugestões nos comentários!

Serviços
Facebook Comentários