Está pensando em criar uma loja virtual, mas está cheio de dúvidas? Calma! Nós esclarecemos tudo para você. Confira as respostas para algumas das perguntas mais frequentes de quem está entrando no mundo do e-commerce:
O que é uma loja virtual?
É um site especializado na venda de produtos e serviços pela internet.
Como funciona uma loja virtual?
A empresa exibe seus produtos e os clientes fazem suas compras remotamente, do seu computador, pagando através de transações eletrônicas. Após a compra, a empresa envia os produtos escolhidos para a casa do cliente.
Quem vai administrar minha loja?
Você será o responsável por administrar sua loja. Através da plataforma, você poderá cadastrar produtos e receber pedidos e pagamentos. Uma ferramenta simples e intuitiva, como a Loja VirtUOL, torna tudo mais simples. Mas você será responsável por comprar os produtos para abastecer seu estoque e envia-los para os clientes após a compra.
Quem vai montar minha loja?
As ferramentas de loja virtual oferecem toda a estrutura para você montar e personalizar sua loja. Você só precisa criar categorias e cadastrar seus produtos.
Quem vai cadastrar meus produtos?
Você mesmo consegue inserir facilmente os produtos no sistema e organiza-los em categorias.
Quem vai controlar meu estoque?
Você é responsável por controlar seu estoque. O ideal é fazer esse controle através de uma planilha ou sistema de gestão de estoque. O importante é nunca anunciar produtos que não estão disponíveis para entrega, pois isso não vai deixar o cliente nada feliz.
Quem vai vender os produtos de minha loja?
Na loja virtual não há vendedores. Por isto, suas descrições de produtos devem ser claras e bem feitas e você deve caprichar nas fotos, para que o produto se venda por si só. O cliente faz a compra sozinho, por isso, se pintar uma dúvida no meio do caminho, ele pode acabar abandonando a compra.
Quem entregará meus produtos?
Você é responsável por fazer a entrega. Pode ser pelos Correios (opção mais simples para quem está começando), via motoboy ou transportadora. Compare os serviços e avalie os custos para decidir qual atende melhor suas necessidades.
Como receberei pelos produtos vendidos?
Cada plataforma de loja virtual funciona de uma forma. A Loja VirtUOL já é integrada ao PagSeguro, que reúne as principais formas de pagamento online (cartão de crédito, boleto bancário, débito em conta, entre outros). Além de ser mais prático, o sistema é mais seguro e passa confiança para o cliente.
Como farei devoluções de produtos e/ou reembolsos?
O reembolso pode ser feito via PagSeguro. A devolução também é por sua conta. Segundo as regras do e-commerce, o cliente tem até 7 dias para se arrepender da compra, sem precisar dar nenhuma justificativa. Neste caso, você terá que arcar com os custos de devolução. O mesmo vale para produtos com defeito. Você pode pedir para que ele envie o produto de volta via Correios ou pode agendar a coleta. Em ambos os casos, você paga as despesas.
Quem calculará o frete?
O cálculo de frete deve ser feito por você. Se você usa a Loja VirtUOL, o cálculo de frete para entregas via Correio é feito automaticamente. Você só precisa informar as dimensões e peso do produto. No caso de motoboy ou outras transportadoras, é necessário obter uma tabela de valores com a empresa.
Que garantia eu tenho contra fraude?
Toda loja virtual está sujeita a golpes. Mas se você usa o PagSeguro, o sistema garante a proteção dos dados do cliente, além de arcar com os prejuízos em casos de fraude na compra.
Como vou emitir recibos e notas fiscais?
Isso também é por sua conta. Converse com o seu contador para ver qual é a melhor forma de enviar a nota fiscal para o cliente.
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