O melhor da construção do Telegram é que você pode forçar aplicativos maiores a melhorar seus produtos. E também prever suas ações.
Desde que lançamos o Telegram, o WhatsApp aumentou o tamanho máximo de vídeos e bate-papos em grupo várias vezes. Eles ainda não nos alcançaram, mas o progresso, iniciado exatamente duas semanas após o nascimento do Telegram, é evidente. Seguindo nosso caminho, o WhatsApp introduziu recentemente a mensagem Status de leitura e hoje é sua primeira tentativa de habilitar a criptografia de ponta a ponta para textos Android.
No dia em que lançamos o Telegram no ano passado, Jan Koum compartilhou uma observação sarcástica com uma revista russa : “Pavel Durov só sabe copiar ótimos produtos como Facebook e Whatsapp, ele nunca teve e nunca terá idéias originais”. Eu não comentei sobre isso então, e não vou fazer isso hoje. Em vez disso, vou dar uma olhada no Telegram e dizer a vocês quais recursos os usuários do WhatsApp terão dentro de um ano ou mais:
- Capacidade de compartilhar documentos de qualquer tipo. É improvável que eles suportem arquivos grandes de 1Gb como o Telegram, mas você pode definitivamente contar com 50–100Mb.
- Uma versão da Web em web.whatsapp.com como web.telegram.org. Isso é certo, já que Jan enviou um e-mail ao desenvolvedor do Telegram for Web, sem sucesso tentando contratá-lo para esse fim (acho que foi surpreendente para Jan descobrir que algumas pessoas realmente não se vendem, não apenas o dizem).
- Distribuição entre vários data centers em todo o mundo. Combinado com a sincronização, pode demorar um pouco para configurar. Ainda assim, se o WhatsApp quer mesmo recuperar o atraso, eles precisam fazer isso para melhorar o tempo de entrega.
- Um cronômetro de autodestruição para mensagens. A linha o copiou sem rodeios (incluindo os valores de tempo específicos para os temporizadores de autodestruição que tínhamos na época). Com a criptografia de ponta a ponta quase disponível, o WhatsApp está pronto para implementá-la de maneira mais inteligente.
Então o que vem depois? Dentro de algumas horas, estamos atualizando nossos aplicativos para iPhone e Android com mais alguns recursos que os usuários do WhatsApp poderão aproveitar no próximo ano. Se você ainda usa o WhatsApp e não quer esperar, pule a bordo. Isto vai ser divertido.
Artigo criado por Rockcontent