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Business Whatsapp

Como vender mais pelo WhatsApp no E-commerce

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A comunicação através de mensagens instantâneas é um comportamento que se popularizou no mundo inteiro. Com o Brasil não é diferente, principalmente […]

A comunicação através de mensagens instantâneas é um comportamento que se popularizou no mundo inteiro. Com o Brasil não é diferente, principalmente por conta do WhatsApp. 

O aplicativo de mensagens é o mais popular no país e está instalado em cerca de 97% dos smartphones brasileiros.

O que tornou este fenômeno algo tão grande foi a praticidade e agilidade das conversas através do chat. Algo que já é considerado, por muitas pessoas, mais fácil do que fazer uma ligação.

É por isso que empresas, inclusive e-commerces, prestando atenção ao comportamento dos consumidores, adotaram a versão comercial do WhatsApp em suas estratégias de marketing digital como um de seus principais canais de atendimento e vendas.

No entanto, encontrar negócios e e-commerces de pequeno a médio porte misturando a utilização pessoal com a utilização comercial do aplicativo é algo que se tornou comum. Porém, esta prática pode dificultar e até mesmo atrapalhar o atendimento aos clientes.

Por isso, é muito importante entender como utilizar a ferramenta de maneira profissional para começar a vender mais pelo WhatsApp no seu e-commerce.

Comece a utilizar o WhatsApp Business

Utilizar a opção comercial do aplicativo é o primeiro passo em direção ao atendimento profissional no WhatsApp

versão business oferece recursos exclusivos para empresas que otimizam o gerenciamento de contatos, a administração do perfil e as conversas realizadas através da ferramenta.

Os perfis comerciais no WhatsApp oferecem opções de customização que tornam as interações com clientes mais simples, como localização e horário de funcionamento que podem ser acessados com muita facilidade.

Conhecer estes recursos faz toda a diferença na organização dos seus contatos e agilidade do seu atendimento através do aplicativo. Explorá-los corretamente no dia a dia em seu e-commerce, poderá trazer impactos positivos diretos em seus resultados.

Conheça, de forma prática, quais são os principais recursos do WhatsApp Business:

  • Perfil comercial: permite a verificação do perfil para clientes identificarem sua marca, compartilhamento do seu site, localização e outros dados;
  • Respostas rápidas: o recurso permite a criação de atalhos para mensagens mais completas;
  • Mensagens automáticas: mensagens que são enviadas automaticamente dando boas-vindas ou informando a indisponibilidade do atendimento;
  • Etiquetas: uma maneira de marcar e classificar contatos para encontrá-los com facilidade;
  • Estatísticas: dados sobre mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.

Responda com agilidade

A resposta em tempo real é a característica que torna os chats, aplicativos como o WhatsApp e outras ferramentas, o canal de atendimento preferido entre os clientes quando comparado com telefone e e-mail.

Oferecer o menor tempo de resposta possível é uma das principais formas de aproveitar a principal característica do aplicativo e ir de encontro à satisfação dos consumidores. Já o oposto, demorar para responder clientes que entraram em contato, pode gerar desistências na decisão de compras e até mesmo a busca por sua concorrência.

Portanto, utilize os recursos ao seu alcance para tornar o atendimento do seu e-commerce mais ágil e aumentar a qualidade da experiência de seus clientes. 

Lembre-se de configurar suas mensagens automáticas para informar sobre seu horário de atendimento ou ausência, utilize os atalhos criados com as respostas rápidas e ofereça informações complexas com agilidade para dar sequência à conversa, por fim, treine e prepare sua equipe de atendimento.

Crie e divulgue um link para seu WhatsApp 

A maneira mais prática e fácil de fazer os consumidores conversarem com seu negócio através do aplicativo é criar um link do WhatsApp de divulgá-lo em suas campanhas, site e nas redes sociais.

Desta forma, em apenas um clique seus clientes irão iniciar conversas sem a necessidade de digitar seu número de contato para adicioná-lo.

Além disso, os links para conversas no WhatsApp também contam com mensagens customizadas que podem ser enviadas pelos consumidores que clicaram em um link. Estas mensagens prontas possibilitam um início mais rápido para conversas e podem ser personalizadas para identificar de qual plataforma ou campanha um contato foi gerado.

Ofereça recompensas de valor para captar leads

Mensagens enviadas sem autorização podem ser consideradas invasivas e deixar uma impressão negativa do seu negócio para os consumidores. Portanto, certifique-se de enviar mensagens apenas para pessoas que entraram em contato com você ou passaram seus números intencionalmente.

Uma maneira muito eficiente para conseguir o consentimento dos consumidores e fazer sua lista de contatos aumentar consideravelmente é oferecer alguma recompensa de valor em troca dos números de telefone das pessoas interessadas.

A ideia é simples, produza um material que aborde algum tema de interesse do seu público, seja relacionado ao seu negócio ou não, algumas opções interessantes são e-books, vídeoaula e podcasts. Então, crie uma landing page para oferecer este conteúdo de maneira restrita às pessoas interessadas que registrarem seu número de celular para fazer o download.

Então, configure uma resposta imediata para estes novos leads alertando-os sobre sua adição na lista de contatos do seu negócio.

Crie listas de transmissão

Uma das maiores vantagens de utilizar o WhatsApp Business é a possibilidade de criar e utilizar listas de transmissão para números específicos. Este recurso é muito importante porque através da classificação de contatos é possível iniciar conversas, enviar ofertas e conteúdos para leads específicos. 

Além disso, a utilização de grupos é um erro em quase todos os casos de uso profissional do WhatsApp. 

Afinal, o número de seus clientes poderá ser visualizado por todos presentes no grupo e as reações dos consumidores serão vistas por todos os integrantes, proporcionando a oportunidade para que algumas pessoas reclamem do seu negócio diretamente para seus clientes. Por tanto, deixe os grupos de lado e crie listas de transmissão personalizadas.

Compartilhe conteúdo com seus contatos

O WhatsApp é um ótimo canal para enviar anúncios interessantes e personalizados para seus leads. No entanto, quem utiliza o aplicativo apenas para fazer propaganda está desperdiçando um enorme potencial de engajamento.

O App de mensagens é uma ótima plataforma para a implementação do marketing de conteúdo. Ofereça um conteúdo personalizado para sua lista de contatos com informações interessantes e valiosas sobre temas relacionados ao seu negócio.

Desta forma, os leads desejarão fazer parte de uma lista de transmissão que gera valor.

Fortalecer a relação de sua marca com os consumidores através do conteúdo irá gerar mais autoridade e confiança, tornando os integrantes de sua lista mais propensos a comprar em seu e-commerce.

Ao produzir seu material, lembre-se de relacioná-lo a temas que podem gerar interesse em seus produtos. Além disso, não se limite apenas a um formato, explore todas as possibilidades que o WhatsApp proporciona: imagens, vídeos, áudios e links externos.

Venda diretamente pelo WhatsApp

Você notou o aumento de negócios nacionais de Dropshipping? A versatilidade que este modelo de empreendimento oferece em seu atendimento tem o ajudado a se tornar cada vez mais popular.

Utilizar o WhatsApp para enviar links de produtos, oferecer métodos de pagamento na conversa e até mesmo receber pagamentos pelo aplicativo tornam a experiência de compra dos clientes muito mais fácil. Aproveite estas alternativas que o aplicativo de conversa oferece e as aplica no seu e-commerce.

Se o pagamento direto através do WhatsApp despertou seu interesse, comece a utilizar a versão paga da ferramenta e ofereça este método de pagamento adicional em seu negócio.

Utilize o recurso de etiquetas

Esta funcionalidade permite a organização de conversas e contatos com etiquetas customizáveis do WhatsApp Business. Utilizá-las é algo simples e pode ajudar muito a gerenciar o atendimento quando várias pessoas são responsáveis por responder clientes através do aplicativo.

A maneira mais simples de organizar seus contatos é utilizar as etiquetas para representar um status, como novo cliente, novo pedido, pagamento pendente, pago, problemas com vendas, entre tantas outras opções.

Desta forma, a equipe encarregada pelas vendas terá conhecimento de quais clientes estão prestes a fechar um negócio e poderão concentrar seu atendimento nestas conversas. 

Integre o WhatsApp com uma ferramenta de atendimento profissional

Para otimizar a utilização do seu WhatsApp Business e aumentar seu potencial de vendas, considere integrá-lo com uma ferramenta de atendimento profissional para a administração de chamados abertos e o gerenciamento de sua equipe de atendimento.

As ferramentas profissionais de chat oferecem recursos para acompanhar todas as mensagens recebidas de clientes em uma só plataforma, centralizando as sessões de atendimento realizadas em seu site, redes sociais e até mesmo outras categorias de integrações.

Ao integrar seu WhatsApp, sua equipe terá mais facilidade para realizar os atendimentos, pois todos terão acesso às conversas e poderão transferir chamados de maneira prática, tornando o atendimento muito mais ágil.

Além disso, as plataformas de atendimento profissional oferecem relatórios mais detalhados sobre as métricas de atendimento do seu negócio. Desta forma, é mais fácil identificar os pontos que precisam de melhorias e concentrar seus recursos para aumentar seus resultados.

Coloque as dicas em prática e venda mais pelo WhatsApp

O WhatsApp é uma excelente ferramenta para turbinar os resultados do seu e-commerce. Esperamos que as dicas que trouxemos neste conteúdo possam ajudar seu negócio a conquistar resultados ainda melhores.

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