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SEO não é difícil – Um tutorial passo a passo de SEO para iniciantes que irá classificá-lo sempre

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SEO em um dia

SEO simplesmente não é tão difícil quanto as pessoas fingem que é; você pode obter 95% do esforço com 5% do trabalho e, de forma alguma, precisa contratar um SEO profissional para fazer isso, nem será difícil começar a classificar os termos-chave bem escolhidos.

De todos os canais que iremos discutir, SEO é aquele sobre o qual existe mais desinformação. Algumas são sutis, mas outras são amplamente difundidas e consideradas pelos chamados consultores de SEO, que na verdade não sabem o que estão fazendo.

O SEO é muito simples e, a menos que você seja uma empresa muito grande, provavelmente não vale a pena contratar outra pessoa para fazer.

Como funciona o Google

Para entender o que precisamos fazer para o SEO, vamos olhar para trás, como o Google começou, como está evoluindo hoje, e desenvolver uma base a partir da qual possamos entender como ser classificados no Google.

Os primeiros dias do Google

A ideia do PageRank – o primeiro algoritmo de classificação do Google – partiu de Einstein. Larry Page e Sergei Brin eram estudantes em Stanford e perceberam a frequência com que os estudos científicos se referiam a artigos famosos, como a teoria da relatividade. Essas referências funcionaram quase como um voto – quanto mais seu trabalho foi referenciado, mais importante ele deve ser. Se baixassem todos os artigos científicos e olhassem as referências, poderiam teoricamente decidir quais artigos eram os mais importantes e classificá-los.

Eles perceberam que, por causa dos links, a Internet poderia ser analisada e classificada de maneira semelhante, exceto que em vez de usar referências, eles poderiam usar links. Então, eles começaram a tentar “baixar” (ou rastrear) toda a Internet, descobrindo quais sites tinham mais links. Os sites com mais links eram, teoricamente, os melhores sites. E se você fizesse uma pesquisa por “universidade”, eles poderiam olhar as páginas que falavam sobre “universidade” e classificá-las.

Google Hoje

O Google funciona basicamente da mesma maneira hoje, embora com muito mais sofisticação e nuances. Por exemplo, nem todos os links têm o mesmo peso. Um link de um site oficial (conforme visto por quantos links um site aponta para ele) é muito mais valioso do que um link de um site não oficial. Um link do New York Times provavelmente vale cerca de 10.000 links de sites que não têm muita autoridade.

No final das contas, o objetivo do Google é encontrar a “melhor” (ou mais popular) página da web para as palavras que você digita na barra de pesquisa.

Tudo isso significa que precisamos deixar claro para o Google do que trata nossa página e, em seguida, deixar claro que somos populares. Se fizermos isso, nós vencemos. Para fazer isso, seguiremos um processo muito simples que funciona sempre com menos esforço do que você provavelmente pensa ser necessário.

Jogando o sistema

O Google é uma empresa muito inteligente. A sofisticação dos algoritmos que eles escrevem é incrível; tenha em mente que atualmente existem carros circulando pelo Vale do Silício movidos pelos algoritmos do Google.

Se você chegar muito longe na toca do coelho de SEO, começará a tropeçar em formas de spam para tentar acelerar esse processo. Software automatizado como RankerX, GSA SER e Scrapebox, instruções para criar spam ou conteúdo giratório, linkwheels, PBNs, domínios de hacking, etc.

Algumas dessas coisas funcionam a curto prazo, mas o Google é inteligente e está ficando cada vez mais inteligente. Fica mais difícil vencer o Google todos os dias, e o Google fica mais rápido no fechamento de sites com spam todos os dias. A maioria nem dura uma semana antes de tudo o que você fez desaparecer e seu trabalho evaporar. Não é assim que você deve fazer as coisas.

Em vez de churn and burn com base na Internet, vamos nos concentrar em construir patrimônio líquido na Internet. Portanto, se você vir algum consultor de SEO bem pago dizendo para você usar software e conteúdo girado para gerar links, ou quando vir algum blackhatter vencendo o sistema, saiba que não vale a pena. Vamos construir autoridade e obter tráfego rápido, mas faremos isso de uma forma que não desapareça nem prejudique seu site no futuro.

SEO na página

O primeiro passo para deixar nosso site pronto para ser classificado é deixar claro para o Google do que se trata.

Por enquanto, vamos concentrar nossa página inicial (nossa página de destino) na classificação de uma palavra-chave que não seja nossa marca ou nome de empresa. Depois de fazer isso e obter essa classificação, podemos ramificar para outras palavras-chave e começar a dominar o panorama de pesquisa, mas por enquanto vamos nos manter focados.

Keyword Research

A primeira coisa que precisamos fazer é descobrir qual é essa palavra-chave. Dependendo da popularidade do nosso site e de há quanto tempo, o nível de tráfego e a dificuldade que obteremos com esse esforço podem variar.

A cauda longa

Há um conceito com o qual precisamos nos familiarizar, conhecido como “cauda longa”.

Se fôssemos representar graficamente a “popularidade” da maioria das coisas com “popularidade” sendo o eixo Y e a ordem de classificação sendo o eixo X, obteríamos algo como um gráfico de lei de potência:

Imagem para postagem

Existem alguns grandes acertos que chamam a maior parte da atenção e, após alguns acertos, o gráfico cai drasticamente. A teoria da cauda longa diz que à medida que nos tornamos mais diversos como sociedade, a extremidade amarela do gráfico acima se estenderá para sempre e ficará mais alta.

Pense na Amazon. Eles provavelmente têm alguns produtos mais vendidos, mas a maior parte de sua receita de varejo vem de uma grande variedade de coisas que não são compradas em nenhum lugar com a mesma frequência de seus produtos mais vendidos. Da mesma forma, se fossemos classificar a popularidade das músicas tocadas nos últimos 10 anos, haveria alguns sucessos que acumulariam a maioria das execuções, e um número enorme de músicas que têm apenas algumas execuções. Esses produtos e músicas menos populares são o que chamamos de cauda longa .

Em SEO isso é importante porque, pelo menos no início, iremos atrás de palavras-chave de cauda longa – palavras-chave muito exatas, direcionadas à intenção com menor concorrência que sabemos que podem vencer, então gradualmente trabalharemos nosso caminho para a esquerda .

Nosso site não vai superar as palavras-chave ultracompetitivas no início, mas sendo mais específicos, podemos começar a ganhar tráfego muito direcionado com muito menos esforço.

As palavras-chave que procuramos serão chamadas de “palavras-chave de cauda longa”.

Encontrando a Cauda Longa

Para encontrar nossas palavras-chave de cauda longa perfeitas, vamos usar uma combinação de quatro ferramentas, todas gratuitas.

O processo é assim:

  1. Use UberSuggest, KeywordShitter e um pouco de brainstorming para chegar a algumas palavras-chave
  2. Exporte essas palavras-chave para o planejador de palavras-chave do Google para estimar o nível de tráfego
  3. Pesquise essas palavras-chave com a extensão SEOQuake Chrome instalada para analisar a verdadeira dificuldade das palavras-chave

Não se deixe intimidar – na verdade é muito simples. Para este exemplo, vamos fingir que estamos encontrando uma palavra-chave para este livro (e provavelmente teremos que construir um site para que você veja se estamos classificados lá em alguns meses).

Etapa 1: Brainstorming e geração de palavras-chave

Nesta etapa, vamos simplesmente identificar algumas palavras-chave que parecem funcionar. Não se concentre muito em selecionar a lista neste momento, pois a maioria das palavras-chave ruins será automaticamente eliminada como parte do processo.

Portanto, como este é um livro sobre growth hacking, vou listar algumas palavras-chave que seriam uma boa opção:

Hacking de crescimento

Marketing de crescimento

Marketing na internet

Guia de growth hacking

Livro de hacking de crescimento

Livro sobre growth hacking

O que é growth hacking

Instruções de growth hacking

Essa é uma lista boa o suficiente para começar. Se você começar a ficar sem ideias, vá em frente e confira keywordshitter.com . Se você inserir uma palavra-chave, ela começará a produzir milhares de variações em apenas alguns minutos. Tente obter uma lista sólida de 5 a 10 para começar.

Agora vamos conectar cada palavra-chave ao UberSuggest . Quando eu ligo o primeiro – “growth hacking” – obtenho 246 resultados.

Clicar em “ver como texto” nos permitirá copiar e colar todas as nossas palavras-chave em um editor de texto e criar uma lista enorme.

Imagem para postagem

Passe por esse processo com cada palavra-chave que você encontrou.

Agora vamos supor que você tenha mais de 500 palavras-chave. Do contrário, tente começar com algo mais genérico e amplo como palavra-chave, e você terá isso rapidamente. Idealmente, você terá mais de 1.500.

Etapa 2: Estimativa de tráfego

Agora que temos uma boa lista de palavras-chave. Nossa próxima etapa é descobrir se eles têm volume de pesquisa suficiente para valer a pena.

Você provavelmente notará que alguns estão tão adiantados que não fariam muito por nós. Por exemplo, minha lista de growth hacking veio com “5 técnicas de marketing na internet”. Provavelmente não iremos atrás disso, mas em vez de adivinhar, podemos deixar o Google fazer o trabalho por nós. Esta será a nossa etapa de eliminação.

Google Keyword Planner

Planejador de palavras-chave do Google é uma ferramenta destinada aos anunciantes, mas nos dá uma ideia aproximada dos níveis de tráfego.

O Google não faz nenhuma promessa de precisão, então esses números provavelmente estão corretos apenas na direção, mas são suficientes para nos colocar no caminho certo.

Você precisará ter uma conta do AdWords para poder usar a ferramenta, mas pode criar uma gratuitamente se não tiver usado o AdWords antes.

Depois de fazer login, selecione “Obter dados de volume de pesquisa e tendências”.

Cole sua enorme lista de palavras-chave e clique em “Obter volume de pesquisa”. Depois de fazer isso, você verá muitos gráficos e dados.

Infelizmente, a interface do Planejador de palavras-chave é um pesadelo para se trabalhar, então, em vez disso, vamos exportar nossos dados para o excel com o botão “download” e brincar com eles lá.

Agora, o que vamos fazer é decidir qual tráfego queremos.

Isso varia um pouco com base em quanta autoridade seu site tem. Portanto, vamos tentar determinar o quão fácil será para você classificar.

Vá para SEMrush.com e insira seu URL, observando o total de backlinks na terceira coluna:

Imagem para postagem

Como regra geral (isso pode variar com base na antiguidade do seu site, de quem são os links, etc.), com base no número de links que você possui, esse é o nível máximo de “dificuldade” que você deve buscar.

Número de backlinks

Dificuldade Máxima

<30: <40

<100: 40–50

<1000: 50–70

1000+: 70+

Vá em frente e classifique os dados por dificuldade e elimine todas as coisas que são muito altas para o seu site (não se preocupe, veremos essas palavras-chave mais tarde). Por enquanto, você pode simplesmente excluir essas linhas.

Combinação exata

Uma coisa importante a notar é que o Google nos dá esse volume como volume de “ correspondência exata ”. Isso significa que, se houver uma ligeira variação de uma palavra-chave, veremos se as palavras são sinônimos, mas não se forem usadas em uma frase, portanto, o tráfego será subestimado em relação ao que você esperaria em geral.

Agora, com essa isenção de responsabilidade, classifique o volume de tráfego do maior para o menor e, a partir desses dados, selecione cinco palavras-chave que parecem adequadas.

Aqui estão os meus:

estratégias de growth hacking

técnicas de growth hacking

growth hacking 101

growth hacking instagram

crescimento hackeando o twitter

Todos os meus parecem iguais, mas pode não ser necessariamente o caso.

Tendências de palavras-chave

Infelizmente, a “dificuldade de palavras-chave” que o Google nos oferece é baseada no tráfego de pesquisa paga, não no tráfego de pesquisa natural.

Primeiro, vamos usar o Google Trends para visualizar o volume e a trajetória de palavras-chave simultaneamente. Você pode inserir todas as palavras-chave ao mesmo tempo e vê-las representadas em gráfico umas contra as outras. Para minhas palavras-chave é assim:

Imagem para postagem

Os que me entusiasmam mais são o roxo e o vermelho, que são “Técnicas de hacking de crescimento” e “Hack de crescimento do Twitter”.

Agora, veremos mais detalhadamente como é a concorrência para essas duas palavras-chave.

Análise manual de dificuldade de palavras-chave

Para analisar a dificuldade de classificação para uma determinada palavra-chave, teremos que olhar as palavras-chave manualmente, uma por uma. É por isso que começamos encontrando algumas palavras-chave de cauda longa e estreitando a lista.

Este processo fica muito mais fácil se você baixar a extensão SEOQuake do Chrome . Depois de fazer isso, faça uma pesquisa no Google e você notará algumas mudanças.

Com o SEOQuake ativado, os dados relevantes de SEO de cada site são exibidos abaixo de cada resultado da pesquisa.

Vamos alterar o que é exibido, portanto, na barra lateral esquerda, clique em “parâmetros” e defina-os da seguinte forma:

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Agora, quando você pesquisar, verá algo assim

Imagem para postagem

SEOQuake adiciona um número de classificação e o seguinte na parte inferior:

O índice do Google: é quantas páginas desse URL base o Google indexou

Links de página : o número de páginas com links para o domínio exato que está classificado de acordo com o índice do SEMrush (geralmente muito baixo em comparação com a realidade, mas como usaremos esse número para compará-lo, será um tanto quanto igual)

Links de URL : o número de páginas que apontam para qualquer página no URL base

Idade: a primeira vez que a página foi indexada pelo Internet Archive

Tráfego : um número de tráfego mensal muito aproximado para o URL base

Olhando para eles, podemos tentar determinar aproximadamente o que seria necessário para ultrapassar os sites nessas posições.

Você notará que o peso dos indicadores muda. Nem todos os links são de fontes tão boas, os links diretos da página são muito mais importantes do que os links de URL etc., mas se você pesquisar e brincar com isso por um tempo, terá uma boa ideia do que é necessário.

Se você tiver um site totalmente novo, levará um ou dois meses para começar a gerar o número de links para chegar à página um. Se você tiver um site antigo com mais links, pode ser apenas uma questão de colocar o SEO na página em funcionamento. Geralmente será uma mistura de ambos.

Lembre-se de que otimizaremos nossa página para essa palavra-chave exata , portanto, temos uma pequena vantagem. Dito isso, se você começar a ver páginas de sites como a Wikipedia, saberá que é uma batalha difícil.

Aqui estão alguns exemplos para que você possa ver como você deve pensar sobre essas coisas, começando com “Técnicas de hacking de crescimento”.

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Entrepreneur.com é definitivamente um grande nome, e “técnicas de growth hacking” está explicitamente no título. Isso será difícil de vencer, mas não  links no índice SEMRush que apontem direto para a página.

(A propósito, eu me pergunto o quão difícil seria escrever um artigo para opreneur.com – eu provavelmente poderia fazer isso e construir alguns links para isso facilmente, mesmo com links para o meu site no artigo).

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Yongfook.com, nunca ouvi falar desse site. 206 links no total, sem muito tráfego, este eu poderia deixar passar. Ele tem um pouco de idade e “Táticas de hacking de crescimento” explicitamente no título, o que o tornaria difícil, mas é possível deixar de fazê-lo depois de um tempo.

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Tudo bem, Quicksprout é relativamente popular, muitos links, boa idade, muito tráfego, alguns links direcionam para a página, mas não muitos.

Mas a palavra “tática” nem aparece aqui. Esta página não está otimizada para esta palavra-chave, então eu provavelmente poderia eliminá-la sendo otimizado especificamente para “táticas de hacking de crescimento”.

Vamos pular algumas maneiras para ver como seria difícil aparecer na primeira página.

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17 páginas indexadas no total? Criado em 2014? Não há links no índice, mesmo para a URL raiz? Este é meu. Devo ser capaz de fazer a primeira página facilmente.

Portanto, esta parece ser uma boa palavra-chave. Agora só temos que colocar o SEO na página em prática e começar a construir alguns links.

SEO na página

Agora que selecionamos nossa palavra-chave, precisamos ter certeza de que o Google sabe do que se trata nosso site. Isso é tão simples quanto verificar se as palavras-chave certas estão nos lugares certos. A maior parte disso tem a ver com tags html, que compõem a estrutura de uma página da web. Se você não conhece html ou não entende como funciona, basta passar esta lista para um desenvolvedor e ele deverá ajudá-lo.

Aqui está uma lista de verificação simples que você pode seguir para ver se o seu conteúdo está otimizado.

Lista de verificação de SEO na página

 Sua palavra-chave está na tag <title>, de preferência na frente (ou perto da frente) da tag

 Sua palavra-chave está perto do início da tag <title> (de preferência, as primeiras palavras)

 A tag de título contém menos do que o limite visível de 65 caracteres (opcional, mas recomendado)

 Sua palavra-chave está na primeira tag <h1> (e sua página tem uma tag <h1>)

 Se a sua página contiver tags de cabeçalho adicionais (<h2>, <h3>, etc), sua palavra-chave ou sinônimos estão na maioria deles

 Todas as imagens na página têm uma tag <alt> que contém a palavra-chave escolhida

 Sua palavra-chave está na meta descrição (e há uma meta descrição)

 Há pelo menos 300 palavras de texto na página

 Sua palavra-chave aparece no URL (se não na página inicial)

 Sua palavra-chave aparece no primeiro parágrafo da cópia

 Sua palavra-chave (ou sinônimos – o Google os reconhece agora) é usada outras vezes na página

 A densidade de sua palavra-chave está entre 0,5% e 2,5%

 A página contém links dofollow para outras páginas (isso significa apenas que você não está usando links nofollow para todas as outras páginas)

 A página é um conteúdo original, não retirado de outra página e diferente de outras páginas do seu site

Se você tem tudo isso no lugar, deve estar muito bem configurado do ponto de vista da página. Você provavelmente será a página mais otimizada para a palavra-chave escolhida, a menos que esteja em um espaço muito competitivo.

Tudo o que nos resta agora é a otimização fora da página.

SEO fora da página

SEO fora da página é apenas uma maneira sofisticada de dizer links . (Às vezes os chamamos de backlinks , mas na verdade é a mesma coisa.)

O Google considera cada link na web como um voto ponderado. Se você criar um link para algo, aos olhos do Google você está dizendo: “Vale a pena conferir”. Quanto mais legítimo você for, mais peso seu voto terá.

Link Juice

Os SEOs têm uma maneira estranha de descrever esse processo de votação; eles chamam de “link juice”. Se for um site oficial, vamos dizer Wikipedia, por exemplo, links para você, eles estão passando para você “link juice”.

Mas o link juice não funciona apenas de site a site – se sua página inicial for muito confiável e tiver links para outras páginas do seu site, ele também transmite o link juice. Por isso nossa estrutura de links se torna muito importante.

Verificando Link Juice

Existem várias ferramentas que permitem verificar quantos links apontam para um site e qual é a autoridade dessas páginas. Infelizmente nenhum deles é perfeito – a única maneira de saber quais links estão apontando para seu site é rastreando essas páginas.

O Google rastreia as páginas mais populares várias vezes por dia, mas eles não querem que você as manipule, então eles atualizam seu índice muito lentamente.

Dito isso, você pode verificar pelo menos uma amostra do índice do Google no Google Search Console (anteriormente conhecido como Ferramentas do Google para webmasters). Depois de navegar para seu site, no lado esquerdo, selecione “Tráfego de pesquisa” e “Links para seu site”. Há um grande debate sobre se isso realmente mostra ou não todos os links que o Google conhece (estou 99% convencido de que é apenas uma amostra), mas é pelo menos uma amostra representativa.

Para ver todos os seus links, clique em “Mais” em “Quem mais direciona para você” e em “Baixar esta tabela”. Isso, novamente, parece apenas baixar uma amostra do que o Google conhece. Você também pode selecionar “Baixar os links mais recentes”, que fornece links mais recentes do que a outra opção.

Infelizmente, isso não nos permite ver muito sobre o valor dos links, nem nos mostra os links que caíram ou de onde eles vêm.

Para usá-los, há uma grande variedade de ferramentas: Se você tiver um orçamento, eu iria com ahrefs.com, pois eles têm o maior índice, seguido pelo Open Site Explorer do Moz (a maioria dos dados que você pode obter com uma conta gratuita, se não, é um pouco mais barato do que ahrefs) e, finalmente, SEMrush, que é gratuito para a maioria das finalidades de que precisamos. O MajesticSEO usa uma combinação de “fluxo de confiança” e “fluxo de citações” que também funciona muito bem para lhe dar uma ideia sobre a saúde geral e o número de links que apontam para seu site.

Todos eles usam diferentes métricas internas para determinar a “autoridade” de um link, mas usá-los para comparar maçãs com maçãs pode ser benéfico.

Estrutura do Link

Os links HTML são parecidos com este:

<a href=” http://www.somesite.com ”title=”keyword”> Texto âncora </a>

Onde http://www.somesite.com é o lugar para o qual o link o direciona, o título é em grande parte um remanescente do tempo passado, e o texto do link – pense nas palavras que estão em azul e você clica – é chamado de “ texto âncora.”

Além da quantidade de links que uma página tem, a relevância do texto âncora é importante.

De modo geral, você deseja usar sua palavra-chave como texto âncora para seus links internos sempre que possível. Links externos (de outros sites) não devem ser muito otimizados para texto âncora. Se 90% de seus links tiverem o mesmo texto âncora, o Google pode lançar uma bandeira vermelha, supondo que você esteja fazendo algo suspeito.

Se você está criando links (como mostraremos no futuro), eu sempre uso algo genérico como o nome do site, “aqui” ou o URL completo.

Estrutura interna

De modo geral, você não quer páginas órfãs (aquelas que não possuem links para outras páginas), nem quer uma estrutura de links excessivamente confusa.

Alguns dizem que a estrutura de links ideal para um site é mais ou menos assim:

Imagem para postagem

Está perto, mas dá algumas informações erradas. Primeiro, você nunca terá uma estrutura organizada e, segundo, em um mundo ideal, todas as páginas se vinculariam a todas as outras páginas em seu mesmo nível. Isso pode ser feito facilmente com um rodapé que parece um mapa do site ou páginas “recomendadas”. Isso permite que você especifique o texto âncora e passe o link do suco livremente de uma página para outra.

Infelizmente, é impossível desenhar tal teia sem que ela se torne uma bagunça, então você só terá que imaginar como ela realmente se parece.

Temos apenas mais uma coisa a revisar antes de começarmos a obter os primeiros links que apontam para nosso site.

Robots.txt, disavow, nofollow e outras minúcias

A maior parte do SEO é gerenciar coisas que podem dar errado. Há muito disso, mas veremos o que cobrirá 99% das necessidades e você pode pesquisar no Google se houver algo realmente maluco.

Robots.txt

Quase todo site tem uma página em url.com/robots.txt – até mesmo o Google tem uma.

Este é apenas um arquivo de texto simples que permite dizer aos rastreadores do mecanismo de pesquisa o que rastrear e não rastrear. A maioria é muito boa em ouvir, exceto o Bingbot, que faz praticamente o que quer, não importa o que você diga. (Estou brincando).

Se você não quiser que o Google rastreie uma página (talvez seja uma página de login que você não deseja indexar, uma página de destino, etc.), você pode simplesmente “desautorizar” em seu robots.txt dizendo disallow: / somepage.

Se você adicionar um / final a ele (por exemplo, disallow: / somepage /), também não permitirá todas as páginas filhas.

Tecnicamente, você pode especificar regras diferentes para bots diferentes (ou agentes de usuário), mas é mais fácil iniciar seu arquivo com “User-agent: *” se você não precisar de regras de rastreamento separadas.

Repudiar

O Google penalizará sites com spam e, infelizmente, isso causa mau comportamento de malfeitores. Digamos, por exemplo, que você queira eliminar um concorrente. Você pode enviar um monte de links obviamente com spam para o site deles e fazer com que sejam penalizados. Isso é chamado de “SEO negativo” e é algo que acontece frequentemente em palavras-chave altamente contestadas. O Google geralmente tenta fingir que isso não acontece.

No caso de isso acontecer, no entanto, você pode “Rejeitar” links no Search Console, o que significa basicamente “Ei Google, não conte este aqui”. Espero que você nunca precise usá-lo, mas se você contrata (ou contratou) um SEO ruim ou está sendo atacado por um concorrente, é assim que você o combate.

Não siga

Um link pode ter uma propriedade chamada “nofollow” como esta:

<a href=” http://www.somesite.com ”title=”keyword” rel=”nofollow”> Texto âncora </a>.

Se você deseja criar um link para alguém, mas não quer que conte como um voto (não quer passar o link-juice), ou oferece suporte a conteúdo gerado pelo usuário e deseja deter spammers, você pode usar um nofollow ligação. O Google diz que desconta o valor desses links. Não estou convencido de que eles os desacreditem fortemente, mas outros SEOs estão, então eles parecem deter os spammers, pelo menos.

Redireciona

Se você vai mudar um URL, mas não quer que seu link juice desapareça, você pode usar um redirecionamento 301. Um 301 vai passar a maior parte do suco de link.

URLs canônicos

Se você tiver duas páginas que são praticamente iguais, você pode adicionar algo como <link rel = ”canonical href =” https://www.someurl.com/somepage ”> para dizer“ hey, trate esta página como se fosse em vez disso, mas não quero 301. ”

E com isso, estamos prontos para construir nossos primeiros links.

Link Building

O link building é onde o SEO realmente começa a importar e onde muitas pessoas acabam em um mundo de sofrimento.

A melhor maneira de construir links é não construir links. Eu trabalhei para empresas no passado que não precisam pedir por eles, eles simplesmente fluem da imprensa, blogs de clientes, suas postagens de blog incríveis, etc. Se esta for uma opção (e nós veremos alguns maneiras de torná-lo mais provável) você está em um ótimo lugar.

Se não, pelo menos no início, vamos criar manualmente apenas alguns.

Vamos criá-los de maneiras legítimas e não contratar ninguém na Índia para fazer isso. Essa é uma receita para o desastre, e não consigo nem contar quantas vezes vi isso derrubar um site.

Web 2.0s

A maneira mais fácil de construir links de alta qualidade é o que os SEOs chamam de “web 2.0s”. É apenas uma forma de dizer “sites sociais” ou sites que permitem postar coisas. Agora, twittar um link para o abismo não fará nada, mas perfis, páginas de status, etc. têm algum peso. E se vierem de um domínio popular, isso conta como um link.

Alguns dos mais fáceis são:

Twitter (em sua biografia)

Github (o readme de um repo)

YouTube (a descrição de um vídeo – tem que realmente obter visualizações)

WordPress (sim, você terá que realmente criar um blog)

Blogger (mesmo aqui)

Tumblr

Sites baseados em votos positivos (HackerNews, GrowthHackers, Inbound.org, etc.)

No mínimo, você pode começar por aí e obter de meia dúzia a uma dúzia de links. Sempre há grandes listas de “web 2.0s” que você pode encontrar online, mas tenha em mente que se você for construir algo em uma plataforma de blog, você terá que realmente construir algo. É muito conteúdo e tempo, mas você tem que fazer isso da maneira certa.

Geralmente mantemos uma lista maior de Web 2.0s aqui . Alguns podem estar desatualizados, mas você provavelmente deve construir apenas meia dúzia a uma dúzia de Web 2.0s de qualquer maneira.

Domínios Expirados

Outra maneira de obter link juice é adquirindo um domínio expirado. Isso é mais difícil de fazer, mas existem várias opções, como expireddomains.net. (Google “domínios expirados” e você encontrará dezenas de sites monitorando-os.)

Você vai querer comprar um domínio que expirou e restaurá-lo o mais próximo possível de sua forma original usando um arquivo. Esses sites provavelmente têm um pouco de links para transmitir e você pode passá-los para si mesmo.

Interseção de link

Outra maneira de encontrar lugares onde construir links é usando uma ferramenta de interseção de links. Eles localizam sites com links para “concorrente a” e “concorrente b”, mas não para você. Teoricamente, se eles criarem um link para seus dois concorrentes, eles deveriam estar dispostos a fazer um link para você. Moz, Ahrefs, LunaMetrics e outros têm ferramentas de interseção de links que funcionam muito bem.

Agora que temos alguns links básicos fluindo, vamos trabalhar em algumas estratégias que enviarão links e anúncios contínuos, chegando a um ponto em que não precisamos mais construir links.

Sua primeira gota de tráfego – tornando-se um site de autoridade

Incrível – você tem um site que converte bem, seu SEO está pronto, pronto para direcionar o tráfego. O que agora?

Como você provavelmente aprendeu neste ponto, um site que converte muito bem, mas não tem tráfego fluindo para ele, ainda assim converte zero de tráfego.

Nós vamos consertar isso.

Esta seção exige muito tempo e esforço e, no início, você provavelmente se perguntará se está fazendo alguma coisa. Lembra daquela aula na faculdade que é tão difícil que é o ponto em que a maioria das pessoas desiste, efetivamente eliminando as pessoas que não estão prontas para se formar em um assunto específico?

Bem, este é o capítulo eliminador do growth hacking.

Tenha uma visão de longo prazo

A razão pela qual tantas pessoas tropeçam nesta etapa é a mesma razão pela qual as pessoas tropeçam em tantas etapas que exigem um pouco de esforço – perder peso, investir em um 401 (k), etc. No início, você terá um pouco tráfego, e você estará olhando para aqueles que têm carvalhos gigantes, pensando: “Devo estar fazendo algo errado”. Você não está fazendo nada errado. O tráfego começa como um gotejamento antes de se tornar uma inundação.

Mas não se preocupe se você for uma startup. Nosso objetivo é obter tráfego suficiente para que continuar a fazer esse esforço seja sustentável (o que significa que não morreremos antes de começar a ver as recompensas), mas, ao mesmo tempo, estamos construindo patrimônio na Internet.

O tipo de tráfego que queremos construir é o tipo que se acumula e nunca vai embora. Queremos criar tráfego hoje que ainda nos dará um pequeno gotejamento em cinco anos. Combinando centenas (ou milhares) de pequenas gotas, nosso site que converte, e um ótimo produto, criaremos um rio gigante.

Os próximos capítulos se aprofundarão nas redes das quais precisamos direcionar o tráfego, portanto, neste capítulo, vamos nos concentrar no tráfego que é independente da rede. Tráfego que não podemos obter tocando em qualquer rede específica.

Só para lhe dar uma ideia da escala, vi esse processo gerar mais de 500.000 visitas por dia, embora a construção até esse nível tenha levado quase um ano inteiro. O que você poderia fazer com 500.000 visitas por dia?

Alertas de monitoramento

Para começar, vamos usar as palavras-chave que encontramos no capítulo SEO e nos inserir (e a nossa empresa) na conversa onde quer que ela esteja ocorrendo.

Para fazer isso, vamos usar um software chamado BuzzBundle.

BuzzBundle

Este software nos permite fazer algumas coisas:

  1. Monitore constantemente todas as menções de um tópico específico, concorrente ou palavra-chave em vários locais na Internet (de grupos do Facebook a perguntas do Quora e postagens de blog) onde os comentários estão disponíveis
  2. Permita-nos deixar um comentário construtivo que faça referência ao nosso produto ou empresa

Isenção de responsabilidade: este não é o spam de comentários de SEO que você viu

Essa etapa exige reflexão, esforço e um ser humano real que entende o que está digitando. Não costumo dizer isso, mas você não pode automatizar essa etapa com eficácia sem que ela se torne spam. Se você está tentando replicar o spam automatizado de SEO que viu em vários blogs e sites, isso provavelmente funcionará, mas você será banido, seu click-through será uma fração do que poderia ser e você será banido

Comentário Produtivo

Não vamos lançar um software horrível para lançar menções erradas de lixo em várias seções de comentários online, esperando que isso nos traga tráfego de SEO. Nossos comentários devem fazer duas coisas:

  1. Seja contextual. Vamos apenas falar sobre o assunto apresentado em um artigo ou tweet, e apenas mencionar nossa empresa quando ela se enquadrar naturalmente
  2. Contribua com a conversa. Devo aprender algo ou agregar valor à minha vida lendo seu comentário

Se você fizer essas duas coisas, algumas mudanças ocorrerão: Primeiro, você notará que as pessoas clicam em seus links porque você é uma pessoa atenciosa que gosta de contribuir . Em segundo lugar, as pessoas respeitarão sua empresa porque você é uma pessoa atenciosa que gosta de contribuir.

E com essa isenção de responsabilidade, passaremos para os detalhes de como isso é feito.

Agora que tudo isso está resolvido, vamos iniciar o BuzzBundle e começar a trabalhar.

Contas e Personas

A primeira coisa que você vai querer fazer no BuzzBundle é ir para Contas -> Adicionar novas contas. Este é o ponto de partida para tudo o que faremos, pois precisamos de contas para comentar.

Uma coisa que você notará sobre o BuzzBundle é que ele permite usar várias contas. Acho benéfico pensar de várias perspectivas e, portanto, de vários pontos de vista, mas não quero ir muito longe e ser spam.

Eu recomendo fazer algo simples – criar 2-3 personas, cada uma com a qual você se identifica (ou é você), e inseri-las em suas contas do BuzzBundle.

Pessoalmente, nem mesmo mudo meu nome, apenas uso um diferente (por exemplo, Austen J. Allred vs. Austen Allred) ou uso algumas fotos, apenas para que não seja literalmente o mesmo nome e a mesma foto cobrindo a Internet .https://medium.com/media/c1b06dc4a5632ef206e1cbad0692ae0a

Disqus

Disqus é um sistema de comentários usado em todo o lugar e traz algumas ressalvas. O Disqus irá bani-lo se você usar o mesmo link em todas as postagens, portanto, há duas soluções alternativas:

  1. Use muitas contas diferentes, IPs rotativos ou usando um proxy a cada dois dias ou mais
  2. Use o URL do seu site como seu “nome de exibição”

Ambos funcionam, mas o segundo é muito mais fácil na minha opinião.

Parâmetros UTM

Usar links com nossos parâmetros UTM aqui será muito benéfico. Seremos capazes de rastrear o tráfego de cada blog ou site individual e, se necessário, duplicar aqueles que estão gerando tráfego.

Encurtadores de link

Se você começar a ter problemas para postar seu link, pode ser útil usar alguns redutores de link ou alguns redirecionamentos 301.

Para mantê-lo simples, você pode usar um encurtador de link que 301s, como bit.ly, ou se quiser gastar um pouco mais de tempo, você pode configurar seu próprio site e 301 o tráfego de uma determinada página para seu site de dinheiro.

Usando BuzzBundle

Vamos começar com o BuzzBundle.

Primeiro, ele vai pedir uma palavra-chave. Já temos uma palavra-chave da seção SEO, mas podemos querer fazer algo ainda mais genérico. Para este, vou usar “growth hacking”.

Basta clicar em “ir” e deixar o BuzzBundle começar.

Ele carregará diferentes tipos de conteúdo em diferentes colunas, mas geralmente iremos rolar até encontrar algo que pareça atraente e com o qual possamos realmente contribuir.

A primeira coisa que cliquei foi isto:

Imagem para postagem

É uma resenha de outro livro sobre growth hacking. Tudo que eu precisava fazer era comentar, marcar o autor, perguntar se ele estava disposto a revisar nosso livro e me oferecer para enviar-lhe um gratuitamente. (Se você está lendo isso agora, vai ser muito estranho).

Imagem para postagem

Minha suposição é que essa pessoa achará a conversa totalmente autêntica, porque é. O fato de agora haver um link em seu vídeo que as pessoas que estão procurando por outra coisa encontrarão é apenas um bônus a mais.

Como um aparte, eu prefiro segurar “shift” e clicar em um link para abri-lo em meu navegador normal se eu for apenas comentar como eu mesmo.

O próximo que encontrei foi um resumo de postagens de blog sobre hackers de grande crescimento durante a semana.

Deixei o seguinte comentário:

Imagem para postagem

Observe como eu o segui no Twitter para que seja obviamente pessoal e não um comentário automático de spam. Eu até exagerei um pouco e twitei para ele apenas por diversão.

Imagem para postagem

É assim que você consegue pessoas em sua equipe.

Como você obtém mais adiante e ter uma idéia de como obter uma boa resposta, eu recomendo começando a classificar por alcance, elevando o número de palavras-chave que você está procurando, e possivelmente até mesmo ofegar a atualização para a versão paga do BuzzBundle .

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