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3 dicas práticas de SEO para garantir que o Google encontre o seu site

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Para muitas pequenas empresas e startups, o processo de fazer com que seu site seja listado nos motores de busca é provavelmente um mistério tão grande quanto o sucesso de Kanye West. Por onde você começa? Você deve pagar a um especialista e, em caso afirmativo, quanto? É algo que você pode fazer sozinho? Infelizmente, os muitos mitos que cercam a Otimização de Mecanismos de Busca (SEO) costumam levar os do tipo faça você mesmo a caminhos que terminam em decepção.

A otimização e o marketing de pesquisa representam um setor de US $ 65 bilhões por ano e estima-se que ultrapasse US $ 79 bilhões até 2020. Há uma razão para isso: SEO de qualidade exige trabalho, tempo e, o mais importante, requer um conhecimento íntimo de como os mecanismos de pesquisa trabalhos.

Embora existam muitos fatores que determinam o quão bem um site se classifica em qualquer mecanismo de pesquisa, existem alguns princípios básicos que qualquer pessoa pode entender e implementar em seu site. Mas, primeiro, uma pequena introdução sobre o que são os mecanismos de pesquisa e como funcionam.

Os mecanismos de pesquisa usam softwares às vezes chamados de crawlers, bots ou spiders – para ir de um site a outro por meio de hiperlinks. Eles pegam os resultados de cada um dos sites que rastrearam e os catalogam em seus bancos de dados que, posteriormente, podem ser recuperados para fornecer o resultado apropriado em resposta à consulta de pesquisa de um usuário.

Um dos principais sinais para os mecanismos de pesquisa é a popularidade do link, ou seja, o número de outros sites que possuem links para um determinado site. Um site com muitos links de entrada de sites de qualidade é uma das principais métricas de valor dos motores de busca.

Mas a popularidade da ligação é apenas um fator. E como os mecanismos de pesquisa não revelam publicamente o molho secreto de seu algoritmo, ouvimos seus conselhos sobre as melhores práticas. Mas, para todo o resto, é principalmente tentativa e erro enquanto tentamos discernir quais outros fatores aumentam a classificação de um site.

Considere que é do interesse dos provedores de pesquisa desenvolver algoritmos que forneçam as informações mais relevantes para seus usuários. Esta não é uma tarefa pequena; estima-se que haja mais de um bilhão de sites na Internet hoje. A capacidade de indexar todos esses dados e disponibilizá-los de forma inteligente e rápida é uma proposta cara. E embora existam vários mecanismos de pesquisa, o Google e o Bing acumulam cerca de noventa e oito por cento de todo o tráfego de pesquisa. Ironicamente, o primeiro grande mecanismo de busca, o Yahoo, agora usa o Bing para fornecer seus resultados de busca.

Agora, vamos ver algumas maneiras de melhorar seu jogo de SEO.

1. Comece com um bom design e conteúdo

A maneira como um site é projetado, desde sua navegação, usabilidade, conteúdo e acessibilidade, todos desempenham um papel na classificação de um site. Esses fatores fornecem uma influência indireta, mas mensurável, na popularidade externa de um site, que tanto o Google quanto o Bing interpretam como uma marca de um site de qualidade. Você criaria um link para um site de aparência ruim? Provavelmente não. Além disso, a inteligência artificial avançada agora permite aos motores de busca a capacidade de prever com precisão o que os humanos julgariam como um site de baixa ou alta qualidade.

Embora o design seja importante, um ótimo conteúdo é o núcleo de um site de qualidade. Os usuários de mecanismos de pesquisa vêm com a intenção de encontrar conteúdo útil. E os mecanismos de pesquisa tentam classificar e colocar esse conteúdo em suas páginas de resultados da melhor maneira possível para satisfazer essa intenção.

2. Obtenha alguns links

Para que um mecanismo de pesquisa encontre e catalogue adequadamente as páginas do seu site, primeiro deve haver um link para ele de um site que já esteja em seu banco de dados. Portanto, da próxima vez que seus “spiders” rastrearem esse site, ele encontrará o link para o seu e o adicionará de acordo. Existem alguns métodos para fazer isso acontecer. Criar links para o seu site através de um site estabelecido, como mídia social, guest blogging e comunicados de imprensa online são métodos populares.

Mas a maioria dos especialistas recomenda ir direto à fonte e enviar seu mapa do site ao Google e ao Bing por meio de suas ferramentas para webmasters. Isso não apenas garante que seu site seja adicionado rapidamente, mas também fornece um link direto para o conteúdo do site sem ter que esperar que os spiders dos mecanismos de pesquisa retornem e rastreiem seu site. Isso significa que o novo conteúdo é adicionado aos bancos de dados dos mecanismos de pesquisa com muito mais rapidez.

3. Dê a cada página algum amor por SEO

Palavras-chave são talvez a frase mais mal compreendida na linguagem dos mecanismos de busca, mas não há nada de mágico ou místico nelas. Palavras-chave são simplesmente as palavras que você espera que os usuários de pesquisa usem para encontrar seu site, produto ou artigo de blog. A certa altura, os “malfeitores” usaram palavras-chave de forma nefasta, inserindo-as nas tags de palavras-chave de sites para enganar os mecanismos de pesquisa para fornecer classificações superiores. Os motores de busca de hoje ignoram completamente essas marcas.

Mas o uso de palavras-chave ainda faz parte do algoritmo de qualquer mecanismo de pesquisa. E o melhor método para utilizar palavras-chave é escrever um bom conteúdo que será lido e compreendido por humanos. A maioria dos especialistas recomenda o uso de palavras-chave de 0,5 a 2,5 por cento do conteúdo da sua página.

Porém, além do que o visitante vê na página, há algumas áreas fora do conteúdo principal de uma página da web que merecem atenção. Meta tags, por exemplo, são um tipo de código da web que aparece na seção superior de cada página. Ao mesmo tempo, era necessário algum conhecimento de HTML para localizar e modificar essas tags. Hoje, a maioria dos sistemas modernos de gerenciamento da web estão equipados para permitir que pessoas com habilidades técnicas mínimas possam atualizar facilmente suas informações de SEO.

Tag de título

As informações inseridas em uma tag de título são exibidas como o título da página em uma página de resultados do mecanismo de pesquisa. Este é o primeiro item que um usuário de pesquisa lerá e precisa ser descritivo e, se possível, incluir pelo menos uma ou duas palavras-chave. Mas seja breve – a maioria dos mecanismos de pesquisa permite apenas cinquenta e cinco caracteres, incluindo espaços.

Descrição

Quase tão importante, a descrição é exibida abaixo do título nos resultados da pesquisa. Embora seja bom ter algumas palavras-chave aqui, é indiscutivelmente mais importante fornecer uma descrição precisa e atraente da página para que incentive o usuário de pesquisa a clicar no seu site. A brevidade também é importante aqui. Você precisará descrever sua página em menos de 160 caracteres. Lembre-se de que, se a tag de descrição da sua página estiver vazia, o mecanismo de pesquisa exibirá o primeiro texto que encontrar na página. E, em muitos casos, essa provavelmente não é a solução ideal.

URLs

O endereço da web de cada página do seu site também é exibido nos resultados da pesquisa. E embora possam afetar a taxa de cliques, acredita-se que o uso adequado de palavras-chave afeta as classificações. Embora não haja limitações de caracteres em particular, é uma boa prática manter os URLs o mais curtos possível e evitar espaços e não caracteres, exceto hifens.

Além do básico

É importante entender que este artigo cobre apenas o básico da otimização de mecanismos de pesquisa – e está em constante mudança. Os mecanismos de pesquisa estão continuamente refinando seus algoritmos para fornecer melhores resultados para seus clientes. Ao mesmo tempo, era fácil enganar os mecanismos de pesquisa simplesmente manipulando as palavras-chave meta tag ou colocando palavras-chave em páginas de hiperlinks.

Hoje, variáveis ​​como a intenção e a localização geográfica de um usuário podem variar os resultados entre uma pessoa na Califórnia e outra em Nova York – mesmo usando consultas de palavras-chave idênticas! Além disso, todo o tráfego de pesquisa não é igual. Seu site pode estar recebendo um milhão de visitantes por dia, mas quando esse tráfego não se converte em leads ou vendas, qual é seu valor?

Obter os princípios básicos de SEO corretos o colocará anos-luz à frente da grande parte dos proprietários de sites, muitos dos quais ainda têm “Home” como tag de título de sua página inicial.

Se você estiver interessado em viajar mais fundo na toca do coelho de SEO, incluí alguns recursos abaixo para ajudar a facilitar sua jornada:

– O guia para iniciantes em SEO

– Guia de 32 páginas do Google sobre práticas recomendadas

– SEO não é difícil

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